O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão e prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier, participou, nesta terça-feira, 23, do encontro da União dos Dirigentes Municipais da Educação com o tema “A Undime e o Dirigente Municipal de Educação” para debater o planejamento de diretrizes para garantir os direitos à educação pública de qualidade. O evento aconteceu no auditório do Sebrae, em São Luís, capital do Maranhão.

Estiveram presentes os secretários de educação dos municípios maranhenses, além do presidente da Famem, Erlanio Xavier; do presidente da Undime, Marcony Wellyton; da secretária adjunta de Educação do Estado, Nadya Dutra; do diretor técnico do Sebrae, Mauro Borralho; da coordenadora da Unicef, Ofélia Silva, e da representante da União de Conselhos Municipais de Educação, Alice Pires.

O presidente da Famem, Erlanio Xavier, ressaltou os desafios da educação nos municípios maranhenses e que o diálogo entre os dirigentes é importante na luta por uma educação de qualidade. “Os municípios maranhenses enfrentam várias dificuldades, entre elas, a redução dos recursos para a educação. Precisamos buscar mais conhecimento, como esse evento. A federação dos municípios está à disposição nessa luta”, disse.

De acordo com o presidente da Undime, Marcony Wellyton, o encontro serve para orientar os gestores municipais nesses primeiros dias de nova gestão nos seus municípios. “Esse encontro é um momento ímpar nesses primeiros cinquenta dias de gestão dos novos governos municipais. É o primeiro encontro estadual presencial de secretários municipais de educação após o início da pandemia”, destacou.

O diretor do Sebrae, Mauro Borralho, enfatizou que no ano de 2020 o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas atendeu cerca de 132 municípios maranhenses. Ele reforçou a parceria da instituição com a União dos Dirigentes Municipais da Educação e acredita no empreendedorismo como forma de transformação social.

O encontro com os gestores da educação continua nesta quarta-feira, 24, com mais capacitação e troca de experiências.