Projeto social leva futebol e esperança para jovens e crianças em São João do Paraíso (MA)

Projeto Social ajuda jovens e revela craques do futebol

Se os jogadores da seleção brasileira são estrelas reverenciadas, principalmente em tempos de Copa do Mundo, a paixão nacional é capaz de fazer heróis do dia a dia, mesmo longe dos holofotes da fama. Num campo de uma pequena cidade no interior do Maranhão, um camisa 10 faz a diferença dentro e fora das quatro linhas: é o Jovem Mateus Campos, ex-jogador do São Caetano, a qual teve o sonho interrompido após uma grave lesão no joelho, teve que parar de jogar, mas nem por isso desistiu. Ele é criador e fundador do projeto “UNIÃO FAZ A FORÇA” que já revelou craques para o futebol brasileiro.

O objetivo principal do projeto é inserir os jovens no mercado do tão sonhado futebol brasileiro, ou até mesmo internacional. Embora todas as conquistas sejam muito importantes, o projeto vai além disso. Os profissionais da ação trabalham para que muitos desses jovens sejam retirados da marginalidade, criminalidade e de uma situação de vulnerabilidade social.

Os treinos acontecem uma vezes por semana, para participar é preciso está frequentando a escola e ter boas notas. Atualmente 180 crianças são atendidas e desde o início, pouco menos de um ano, quase 250 passaram por lá. Mateus conta que talentos já foram revelados. “Dois jovens revelados em nosso projeto foram para times profissionais, entre eles; Celso Borges Neto para o Patrocinense e João Victor Martins Matos para o U.A Belavistense.”

“Já conseguimos resultados bastante positivos. Tinham alunos que estavam afastados da escola, com rendimento ruim e o projeto conseguiu resgatar eles desse meio”, explica Mateus Campos.

O projeto ainda vai muito mais além, de acordo com Mateus, são realizados torneios beneficentes, de quatro em quatro meses, e todo alimento arrecadado é doado para famílias carentes.

Para continuar com o projeto e trabalhar com essas crianças e adolescentes, Mateus pede apoio do público, através de doações e outras formas de apoio.