A saúde no município de São Pedro dos Crentes, tem se tornando referência no Sul do Maranhão, município com pouco mais de 4.500 habitantes, vivendo há 24 meses sem receber o incentivo do governo do estado no valor de 70 mil reais para saúde, está se saído bem é já é referência em diversos serviços que são ofertados aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.

O motivo do não repasse dos recursos da saúde para o município é partidário, segundo o atual prefeito Lahesio Bonfim (PSL), desde que rompeu com o atual governador e passou a cobrar e a fazer duras crísticas, estes recursos foram cortados gradativamente.

O Hospital Municipal Amâncio Coutinho, situado no município, é referência em saúde pública na região e recebe pacientes de diversas cidades vizinhas. Mantido com recursos próprios e emendas parlamentares, dispõe de 4 ambulâncias novas, centro cirúrgico, sala de raio-x, ultrassom, eletrocardiograma, médicos e enfermeiros para atender a população. Além das ambulâncias o município comprou com recursos próprios uma caminhonete Hilux e um Fiat Mobi para atender atenção básica. 

De acordo com Lahesio, além do hospital dispor de medicamentos e insumos básicos para atender bem a população de forma eficiente e satisfatória, tem também a farmácia hospitalar com medicamentos específicos e de alto custo, tudo de graça para população, sempre visando atender e tratar de forma eficiente as demandas que surgem.

Além dos médicos e dentistas que atendem na cidade e na zona rural nos postos de saúde, Lahesio que além de prefeito é médico, ajuda nos finais de semana, realizando diversas cirurgias sem nenhum custo para população.