Buscar
Política

STF forma maioria para rejeitar ação de Othelino contra reeleição de Iracema Vale na Assembleia

Redação

STF forma maioria para rejeitar ação de Othelino contra reeleição de Iracema Vale na Assembleia

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira (30) para rejeitar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pelo partido Solidariedade de Othelino Neto.

A ação contestava o uso do critério de idade como método de desempate na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), regra que favoreceu a reeleição da presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB).

O sexto voto contrário à ADI foi dado pelo ministro André Mendonça, que acompanhou o entendimento já consolidado pela relatora do processo, ministra Cármen Lúcia. Também votaram pela validade do critério etário os ministros Alexandre de Moraes, Nunes Marques, Dias Toffoli e Gilmar Mendes. O julgamento virtual continua até a próxima sexta-feira (6).

Na ação, o partido Solidariedade questionou o Artigo 8º, inciso IV, do Regimento Interno da ALEMA, alegando que a regra discriminava candidatos mais jovens e teria sido criada para beneficiar a reeleição de Iracema Vale. Segundo a sigla, o dispositivo violaria o princípio da impessoalidade previsto na Constituição.