Com a parceria da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), a União de Vereadores e Câmaras do Maranhão (UVCM) realizou nesta sexta-feira, 22, no auditório da entidade, o II Encontro de Presidentes das Câmaras Municipais do Maranhão para tratar sobre prestação de contas, transparência fiscal e contratações públicas. O secretário executivo da Famem, Marcelo Freitas, representou a entidade no evento.

Com o objetivo de esclarecer sobre irregularidades que derivem para crimes de improbidade, o evento contou com a participação do procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, e da promotora Nahyma Ribeiro Abas, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa.

Para o presidente da UVCM, Asaf Sobrinho, que também é presidente da Câmara Municipal de São Pedro dos Crentes, é necessário que os parlamentares recebam treinamento e orientações para evitar problemas na prestação de contas e prejuízo aos cofres públicos. “Buscamos parcerias com a Famem, Ministério Público e Assembleia Legislativa, e acreditamos que essa parceria conjunta é justamente pensando no melhoramento da gestão legislativa. Quem ganha é a sociedade”, afirmou.

De acordo com o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, o Ministério Público quer ser parceiro das Câmaras no sentindo de orientar sobre a aplicação dos recursos públicos. “Todas as iniciativas para prevenir atos de improbidade e garantir a correta aplicação dos recursos públicos têm o nosso apoio institucional. O desenvolvimento só vem com seriedade”, disse Nicolau.

Para o presidente da UVCM, Asaf Sobrinho, o encontro foi importante para debater temas que os vereadores precisam ter conhecimento neste início de mandato.