Acompanhados por multidão, grupos de bumba-meu-boi fazem desfile em homenagem a São Marçal

Grupos de Bumba-meu-boi do sotaque de matraca de todo Maranhão estão no bairro do João Paulo, em São Luís-MA, prestando homenagem a São Marçal. Concentrados na avenida que tem o nome do santo, as manifestações folclóricas realizam uma série de desfiles desde o começo da madrugada deste domingo (30).

O “Encontro de Batalhões” é uma marca da cultura popular maranhense e é uma espécie de encerramento do período junino no Maranhão. Tradicionalmente realizada na bairro do João Paulo a multidão ganhas as ruas do bairro sempre no começo da madruga e chegam a varar o dia seguinte.

Um palco foi montado para o desfile oficial de bumba-meu-boi e a concentração dos grupos é muito grande desde as primeiras horas do dia. Grandes filas de bumba-meu boi de sotaque de matraca foram registradas e algumas manifestações conduzem suas próprias aparelhagem de som e já aquecem as turbinas mesmo distante do local oficial de desfile.

A força do “Encontro de Batalhões” é tão grande que fez com que a Avenida João Pessoa, principal do bairro João Paulo, mudasse de nome e passasse a se chamar Avenida São Marçal. Em 2006, a Prefeitura de São Luís, depois de ter sancionado a lei que alterou o nome, atribuiu à Festa de São Marçal, através da lei Nº 4.626/06, o título de bem cultural e imaterial, transformando a data no Dia Municipal do Brincante de Bumba Meu Boi. Posteriormente, foi construída uma estátua de São Marçal na região, com 5 metros de altura.