Justiça aceita denúncia contra prefeito de Santa Inês e mais 13 pessoas por suposto desvio de R$ 55 milhões
A Justiça do Maranhão acolheu, nesta segunda-feira (4), a acusação apresentada pelo Ministério Público contra o prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus, além de seu pai, sua irmã e outras 11 pessoas, no contexto da Operação Tríade, que apura um esquema milionário de desvio de recursos na administração municipal.
Segundo a peça acusatória formulada pelo Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), os acusados teriam integrado um esquema que desviou mais de R$ 55 milhões dos cofres públicos, por meio de irregularidades em licitações, apropriação indevida de verbas públicas, lavagem de capitais e participação em organização criminosa.
Além do prefeito, passaram à condição de réus no processo: Welker Carlos Rolim, Antônio Francisco Rocha de Abreu, Janete de Macedo Moreira, Talita Abreu de Almeida, Renato Serra Trinta Abreu, João Gilberto do Carmo Dias Filho, Liliane Gatinho Viana, Thais Abreu Melo Martins Costa, Lya Fernanda Costa Alves, Thalihina Rodrigues de Carvalho (irmã do prefeito), Antônio Barbosa de Carvalho (pai do prefeito), Antônio José de Magalhães Neto e Samuel Martins Costa Filho.
Com o acolhimento da denúncia, todos os citados passam a responder oficialmente perante a Justiça por delitos que, somados, podem ultrapassar 50 anos de prisão, caso condenados. A ação penal segue agora para a etapa de instrução, com produção de provas e oitiva das partes envolvidas.