A Polícia Civil prendeu em Barra do Corda, a 462 km de São Luís, Keury Pereira Queiroz, de 28 anos. Ele é acusado pela polícia de estar exercendo função de médico de forma ilegal e ainda usar falsa identidade.

A prisão ocorreu na noite desta terça (6) no Hospital Municipal de Itaipava do Grajaú, após denúncias de que ele estaria ilegalmente tirando plantões de outros médicos devidamente contratados pelo município. Ele também estaria usando cladestinamente carimbos e registros de médicos regularizados e até afastados.

Keury Pereira Queiroz é acusado pela polícia de estar exercendo função de médico de forma ilegal no Maranhão — Foto: Divulgação/Polícia Civil

“Uma equipe nossa estava em diligência e um policial passou mal. Ao ser atendido, ele desconfiou. Posteriormente, foi verificado e constatado os crimes”, afirmou o delegado Renilton Ferreira.

Também há denúncias de que médicos estariam fechando contratos com prefeituras do interior do Maranhão e repassando plantões a pessoas não médicas, estudantes de medicina ou pessoas formadas no exterior não habilitadas a atuar no Brasil. O repasse seria feito por um valor abaixo do que os médicos recebem pelas prefeituras.

Segundo a polícia, após ser preso, Keury afirmou ser formado em medicina na Bolívia, mas não passou pelo Revalida e não possui registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). Ele pagou fiança no valor de oito salários mínimos e vai responder em liberdade.

A Polícia Civil de Barra do Corda informou ainda que vai investigar se existe participação de médicos e servidores da área da saúde em esquemas de repasse de plantões e que essas pessoas serão ouvidas para analisar possíveis novos crimes.